Dedicado ao SC S João de Ver NÃO OFICIAL
Quinta-feira, 18 DE Julho 2013

Final da época 2012/13 dou por mim a fazer o saldo do que de bom e menos bom se fez , é difícil quantificar ou mesmo qualificar de uma forma clara a época desportiva do Sporting Clube de São João de Ver !!! Os Seniores fizeram uma época tranquila!

Mas o que me faz matutar nestas coisas de futebol é a sua formação, atrevo-me mesmo a dizer que o futebol Português e o SJVer só sobreviverá a médio prazo se a formação der frutos, contribuindo com atletas de top e gerando mercado interno e externo, não será por isso desejável continuar com uma politica de contratações no mercado sul americano e no curto espaço na Europa de leste por vários motivos... mas o que quero mesmo explorar no contexto da formação é se na realidade todos os agentes desportivos estão conscientes das suas responsabilidades na formação... tanto no aspecto desportivo como social!!!

Temos hoje em dia as chamadas escolas ou escolinhas de futebol um pouco por todo o lado , os clubes e seus dirigentes assumem como sendo formação o futebol juvenil e para isso até cobram (alguns por valores exagerados) uma chamada quota ( para pagar a luz, a água, o tratamento da ... enfim aos treinadores, as bolas a rede o que quer que lhes apeteça ) , enquanto os pais suportam a quota o transporte dos atletas... as rifas nos torneios... os exames médicos... e por aí adiante!!! no fundo todo o negócio que gira ou gravita em redor da bola... tempos houve que 1 equipamento servia para várias épocas, até rasgar, hoje a força dos negócios (negociatas) obriga que os jovens se querem praticar um desporto têm que gerar negócio para o tipo das camisolas e algum encaixe para as ditas escolas e por aí adiante!!! o que nos leva á gestão e dirigismo das chamadas escolinhas que grande parte das vezes são orientadas e geridas por homens que não têm formação para tal e grande parte das vezes os dirigentes do clube e consequente formação seguem a mesma linha... O resultado de tudo isto acaba por resultar numa falta de gestão capaz que só sobrevive á custa dos eternos pagantes (pais/atletas) ou dos homens fortes da zona que vão dando o seu dinheirinho para tapar os buracos consoante a sua empatia com este ou aquele director, buracos que indubitavelmente vão continuar a acontecer... Sendo assim como evitar o buraco??

Talvez gerando uma mentalidade e postura diferente, que começa por criar uma direcção capaz de identificar os problemas da formação e as suas consequências, com recursos humanos e metodologias próprias à formação, e com objectivos claros e transparentes, tudo isto no dialogo e colaboração com todos os agentes envolvidos no desporto formação e formação em geral .

Posto isto e voltando ao inicio da conversa o que de bom e menos bom se fez para a formação no SJVer ... sem dúvida o sintético no Ervedal será uma mais valia para os jovens atletas e embora não conheça o protocolo com a autarquia e clube em relação ao espaço e suas possibilidades para além da formação... o serviço público que pode gerar tem uma imensidão de potencialidades.

No campo desportivo e embora me pareça importante as subidas e descidas ou manutenções dos escalões , do ponto de vista de formação as vitórias não seriam de valorizar! assim tanto ! "importante é formar" e por conseguinte os êxitos alcançados ou não, deveriam isso sim estar inseridos nos objectivos traçados da época para este ou aquele escalão consoante o projecto ou interesse desportivo , mau é quando esses objectivos não são traçados para a época!!! e as coisas acontecem por um mero acaso... e depois se faz de estes ou aqueles grandes campeões de não se percebe muito bem o quê! ou o porquê para além de dar nas vistas... não percebendo que com isso alteram a escala de valores nas crianças e jovens que alinham na festa.

Menos bom é a saída de alguns atletas e treinadores e pessoal da formação que por diversas razões nos deixam em busca de? no fundo tudo isto se passou em mais uma época que teve muitos momentos altos e baixos, com jogos bons e maus, com vitórias , derrotas e empates, com boas e más arbitragens, com boas e más assistências , bons e maus dirigentes enfim é o futebol... Muito mau seria começar uma nova época sem ter já o plano traçado para a nova época , a exemplo a transição da formação de fut.7 para o fut.11 que no final época 2012/13 perdeu tempo em torneios sem sentido de fut.7 quando deveria ter já a equipa técnica a preparar a transição para a nova época 2013/14 com iniciados de primeiro ano na 1ª divisão! isto é mau planeamento e falta de metodologia na organização que normalmente só acontece por falta de objectivos e de clarividência desportiva e organizacional o que se traduz em má gestão... Muito mau diria seria pensar exclusivamente em aumentar o nº de atletas só a pensar nas quotas e ou... sem antes ter um objectivo claro a nível de formação desportiva e um corpo técnico já orientado e capaz de dar relevo a pormenores elementares como o nº de equipas a criar , nº atletas máximo e mínimo por equipa enfim o básico do futebol , para não correr o risco de se ter um sem numero de atletas de equipas descoordenadas, sem formadores e sem espaço para treinar , como aconteceu na época transacta com a desculpa das obras no Ervedal. Muito Bom tem sido o comportamento e generosidade dos pais que generosamente contribuem para criar ambientes sociais e desportivos na promoção e realização dos vários eventos... MUITO BEM

Termino desejando a todos umas boas férias e bom trabalho aos dirigentes do SJVer da formação que têm pouco espaço para férias e muito trabalho pela frente... Estamos todos ansiosos por saber quem vai treinar quem , quantas equipas se formarão, se saem 2 ou 3 e entram 30+1 enfim se esta época se cumpre a promessa e os equipamentos são os mesmos ou ... mais gastos... tantas interrogações e questões que até me apetece dizer , será que alguém já tinha pensado nisto ou é mania do SJV Blog ????

Termino assim aquela que poderá ser uma das últimas reflexões que o SJV Blog faz neste espaço pois e a menos que sinta que na realidade o projecto formação do Sporting Clube de São João de Ver tem como principio e base a formação e promoção dos nossos jovens acima de quaisquer outros interesses... valorizando assim a instituição e clube SJVer...  desse valor vai depender a continuidade do espaço e Blog.

E tenho dito.

J.Pais

 

publicado por SJV- JPais às 12:53
Sou o professor André Amorim coordenador do Vilamaiorense, venho por este meio dar os meus parabéns em especial ao Sr. Pais pelo trabalho enorme que tem feito em SJVer. Hoje SJ ver é uma referencia na formação graças a este senhor, tive o prazer de estar nas bancadas do everdal e assistir a mias uma excelente organização do torneio. Um bem haja é de pessoas como o Senhor que as freguesias e os clubes precisam.
Anónimo a 6 de Agosto de 2013 às 12:19
Faço das suas as minhas palavras Obrigado Joaquim por tudo
Sergio a 7 de Agosto de 2013 às 10:34

mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Videos de Vida
Fair play
Solidariedade